Últimas atualizações

ENFRENTANDO NOSSOS MEDOS

Por definição, medo é uma resposta a uma ameaça ou a um perigo reconhecível e geralmente externo. O medo, desde que não em grandes proporções, tem então sua função: alertar o indivíduo de que algo está errado e que é preciso pedir socorro, ampliando sua atenção, principalmente frente ao desconhecido.

Não há vida sem medo e não há receita para vencê-lo, mas é preciso dominá-lo de forma positiva pois, ele não pode comandar. Ele pode ser produtivo quando nos impulsiona para a frente, fazendo-nos lutar e superá-lo. Quando ele é forte, pode causar uma incapacidade de reação e racionalização. Quando chega nesse ponto a pessoa fica tão impotente frente às crises de medo que isso pode afetar sua vida por inteiro, desde seu relacionamento com amigos até seu comportamento no trabalho.

Muitos pais mantêm seus filhos ligados a eles para livrá-los dos perigos de hoje. São pais que criam seus filhos com base no medo, o que pode criar uma reação negativa na criança. Pais tentam super proteger os filhos, cuidam da “fragilidade” do filho, não querem que se machuquem. Os pais precisam ensinar aos filhos do que realmente ter medo, e ajudá-los a enfrentar alguns deles, como medo do escuro, tão comum em crianças, indo por exemplo uma vez com eles ao quarto pegar um brinquedo, na próxima vez, tentar fazer com que a criança vá sozinha, mostrando que já foi antes e nada aconteceu... Existem alguns contos de fadas onde aparece o medo, mas também tem o herói, que o vence.

Depende de nossa vontade lutar ou fugir.

Pare e analise seus medos. Você tem medo do que? Pense em algo que você tem medo, analise se é um medo real e qual poderá ser a conseqüência em sua vida se isso de fato acontecer? Será que você está temendo algo tão fácil de aceitar? Como seria sua vida sem esse medo?

Não podemos ser felizes se temos medo.